Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2015

Identificando drive do Xbox 360



Os consoles Xbox 360 Possuem vários tipos de drive. Nesse pequeno tutorial iremos identificar os modelos dos drives para saber qual desbloqueio ele aceita.

A forma com 100% de certeza para saber qual o modelo do drive seria abrindo o console e olhando a etiqueta do drive, mas é possível aproximar o máximo possível o modelo do drive sem precisar abri-lo.


Xbox 360 Phat

Os Xbox 360 Phat ou Fat, possui 4 drives diferentes, Hitachi, Samsung, BenQ e Lite-On. Todos eles aceitam o desbloqueio iXtreme LT+, onde a última versão é a 3.0.

Para saber o modelo do drive, veja a imagem abaixo.

Drives Xbox 360 Fat. Créditos da imagem ao Asa Preta.


Como se pode ver na imagem, existem duas formas de identificar o drive, pelo metódo da bandeja e pelos fios do drive.

Pelo método da bandeja dá para saber se o drive é Hitachi ou Samsung, pois as bandejas são diferentes. Já os drives BenQ e Lite-On não é possível diferencia-los, pois ambos possuem a mesma bandeja, pois são da mesma família. Mas é possível diferencia-los pela cor dos fios do drive como mostra a imagem acima, os drives BenQ possuem os fios na cor branca, já nos drives Lite-On os fios são amarelos.

Pela data de fabricação do console, também é possível aproximar qual é o modelo do drive, mas isso vale se o console não tiver o drive "spoofado," ou seja, o drive trocado por outro.


Xbox 360 Slim

Os consoles Xbox 360 Slim possuem 3 drives diferentes: Os Lite-On DG-16D4S e DG-16D5S e o Hitachi DL10N. O drive DG-16D4S aceita o desbloqueio iXtreme LT+ (última versão é a 3.0) e os drives DG-16D5S e Hitachi DL10N aceita o desbloqueio iXtreme LTU2 (LT Ultimate).

Para identificar seu drive veja a imagem.



Como se pode ver na imagem, o drive Hitachi é fácil de ser identificado pelo detalhe da bandeja, sendo assim dá para saber que ele aceita o desbloqueio LTU2. Já os Lite-On a bandeja é a mesma para ambos os drives, mas é possível saber se ele é um DG-16D4S ou DG-16D5S pela data de fabricação, os 16D4S equipam os consoles fabricados até Agosto de 2011 e os 16D5S equipam os consoles fabricados após essa data. Isso como já citado, vale se o console não tiver seu drive "spoofado".


Para mais informações sobre tipos de desbloqueio, veja o artigo Tipos de desbloqueio do Xbox 360.


20 comentários:

  1. muito bom saber sobre drive de xbox 360

    ResponderExcluir
  2. Tenho um xbox 360 com problema no drive lite on dg16d2s, estou querendo uma peça de reparação, mas não encontrei nenhuma no mercado, somente uma cujo nome é benq, gostaria de saber se o drive benq é compatível com meu console já que lite on e benq possuem a mesma plataforma, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! É possível utilizar outro drive em seu console somente se fizer RGH nele, com RGH é possível utilizar drives diferentes no aparelho, mas caso ele não tenha RGH e não queira fazer, ai terá que utilizar o mesmo modelo de drive. Desculpe a demora para responder!

      Excluir
  3. Tenho um xbox 360 fat com problema no drive lite on dg16d2s, estava a procura de uma peça de reposição mas não encontrei no mercado, encontrei somente uma cujo nome é benq, gostaria de saber se o drive benq é compatível com meu console já que benq e lite on compartilham a mesma plataforma; obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! É possível utilizar outro drive em seu console somente se fizer RGH nele, com RGH é possível utilizar drives diferentes no aparelho, mas caso ele não tenha RGH e não queira fazer, ai terá que utilizar o mesmo modelo de drive. Desculpe a demora para responder!

      Excluir
  4. Olá tenho um slim e tá sem drive tem que comprar outro. Como saber qual drive ele tinha ? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá, qual a data de fabricação dele?

    ResponderExcluir
  6. Ola, preciso trocar o driver do meu xbox super slim , porem nao sei como identificar se é 15xx ou 5xx,e os vendedores do ml so vendem por essa numeração, sei que a marca é hitachi dl 10n, mas nao achei nenhum forum que explica isso, se puder tirar minha duvida eu agradeço , no ml o pessoal so vende por

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei um tempo um pouco afastado do blog, mas apesar da demora retornei novamente e irei responder a todos os comentários. Provavelmente já fez a troca do leitor, mas respondendo a pergunta, para ter certeza do modelo do leitor, é preciso abrir o aparelho.

      Excluir
  7. Tenho xbox 360 elite preciso trocar o motor central polia do drive pq não está rodando disco algum como saber qual colocar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei um tempo um pouco afastado do blog, mas apesar da demora retornei novamente e irei responder a todos os comentários. Provavelmente já fez a troca, mas é preciso abrir o aparelho e ver o modelo do drive e motor central para não haver erros.

      Excluir
  8. Olá,tenho um Xbox 360 s fabricado em 2012 mas o antigo dono trocou a capa do drive ,e agora preciso trocar o leitor optico mas não sei seu modelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei um tempo um pouco afastado do blog, mas apesar da demora retornei novamente e irei responder a todos os comentários. Provavelmente já dever ter trocado o leitor óptico e sanado a dúvida, mas nesse caso, primeiramente verificar o modelo do drive pelo tutorial, caso seja LiteOn o leitor é o HOP 15xx ou 5xx.

      Excluir
  9. Olá gostaria de saber se e possível desbloquear o meu Xbox 360. Ano de fabricação 2015. Modelo 360E 1538. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei um tempo um pouco afastado do blog, mas apesar da demora retornei novamente e irei responder a todos os comentários. Os modelos Super Slim(E) fabricados de 2015 em diante não possuem desbloqueio, somente alguns poucos modelos fabricados em Janeiro de 2015 que é possível desbloquear, esses vieram equipados com a placa do modelo 2014, mas somente desmontando para saber.

      Excluir
  10. Boa noite!
    Primeiramente parabéns pela matéria.
    Conseguiu identificar o meu drive como sendo Fat LiteOn, como saber o modelo se é 14XX, 141X ou 141? Ou todos os modelos servem?

    ResponderExcluir
  11. O MEU XBOX 360 SLIM O ANO DELE É DE 2012 QUAL É O MODELO DO DRIVER DELE?

    O ANO DO MEU CONSOLE É 17/01/20212 QUAL É O DESBLOQUEIO DELE? É O LT 3.0 OU O LTU 2.0

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu tô tentando achar a do super slim, mais n acho em lugar nenhum alguém poderia me ajudar??

    ResponderExcluir